Você sabe o que é Virtualização?

 

A virtualização pode ser definida como a criação de um ambiente virtual que simula um ambiente real, propiciando a utilização de diversos aplicativos sem a necessidade de acesso físico à máquina na qual estão hospedados. Isso acaba reduzindo a relação de dependência que os recursos computacionais exercem entre si, pois dissocia os aplicativo dos recursos que ele utiliza.

A principal vantagem é, prioritariamente, econômica. Como o uso dos recursos físicos é otimizado, diminui o investimento necessário em hardware.

Virtualização de Hardware

Ao falar em virtualização, é inevitável que a maioria das pessoas a associem à ideia de vários sistemas operacionais rodando na mesma máquina. Este é, na verdade, apenas um dos diversos tipos de virtualização, mas certamente a mais perceptível: a virtua-lização de hardware.

A virtualização de hardware consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Isso é possível com o uso de programas específicos, que geram máquinas virtuais (Virtual Machines, ou VMs). Estas, por sua vez, emulam os componentes fís-icos de um PC, possibilitando que um sistema operacional diferente seja instalado em cada uma delas.

VMWare

O VMware é um dos softwares que permite a criação e administração de máquinas virtuais.

Usando o VMware, é possível executar um ou mais sistemas operacionais simultaneamente num ambiente isolado, criando computadores completos (virtuais) que rodam dentro de um computador físico (que, por sua vez, pode rodar um sistema operacional totalmente distinto). Do ponto de vista do usuário, nem sequer se nota a diferença entre a máquina real e a virtual. É muito usado em centros de dados, pois permite criar redundância e segurança adicional distribuindo e aproveitando melhor os recursos das máquinas hospedeiras, diminuindo a quantidade necessária de máquinas físicas.

Fonte:

TecMundo
Wikipedia

Veja Também:

Tutorial de configuração e restauração da VM via S.O.S Backup.