Instruções para Backup e Restauração do Exchange 2010

 




Backup

- Criar um trabalho de backup selecionando o tipo de backup Exchange 2010.



A configuração deste tipo de trabalho é bastante simples já que é permitido apenas backups locais (O S.O.S Backup deve estar instalado no mesmo servidor que o Exchange estiver instalado). Esta limitação é necessária já que o backup é feito através do Vss (Volume shadow copy do Windows).


Restauração

Selecionar o tipo de trabalho para restauração e indicar o local de origem dos dados.



O usuário será questionado sobre que tipo de restauração deseja fazer, restaurar para o local original interagindo com o Exchange ou restaurar como arquivo normal. Quando restaurado como arquivo normal o usuário pode fazer uso de ferramentas de terceiros para manipular os arquivos de dados do Exchange.



Em uma próxima etapa o usuário será questionado sobre as bases de dados que deseja restaurar. Esta opção acontece apenas quando o destino da restauração é o local original.



Após marcar as bases que deseja restaurar o S.O.S Backup inicia a comunicação com o Exchange para dar início a restauração dos arquivos.

Antes de iniciar a restauração dos arquivos o S.O.S Backup vai solicitar ao usuário que desmonte as bases de dados que foram selecionadas para a restauração.



Para desmontar as bases é necessário usar o Console de Gerenciamento do Exchange.



Após a base a ser restaurada ter sido desmontada o usuário pode continuar o processo clicando em Ok na janela do S.O.S Backup. Com isso o S.O.S Backup vai começar a fazer a restauração dos arquivos na pasta indicada pelo Exchange. Como esta pasta contém arquivos é normal que o S.O.S Backup questione sobre a sobrescrição de alguns arquivos.



Após a restauração ter sido concluída, a mensagem de êxito será mostrada e basta apenas acessar o console de Gerenciamento do Exchange para montar a base que acabou de ser restaurada.



Veja Também:

Passo a passo - Restaurando o Exchange 2010
Montando as bases de dados restauradas pelo S.O.S Backup